quinta-feira, 17 de abril de 2014

The Thing (1982) - Depois de 32 anos


É incrível como alguns filmes com o passar dos anos ainda continuam  com a mesma força, com o mesmo encanto de quando a gente assiste pela primeira vez, e mesmo depois quando você vai rever áquele filme da sua infância você percebe que a força imagética continua a mesma.
O filme em questão que descrevo é a obra-prima dirigida por John Carpenter em 1982, O Enigma do Outro Mundo, versão magistral baseada no clássico O Monstro do Ártico de 1951, dirigido por Howard Hawks. Considerado pelo diretor como um dos filmes pertencentes da "Trilogia do Apocalipse", os outros dois são os O Príncipe das Sombras de 1987 e o outro Á Beira da Loucura de 1994.
A verdade é que, quanto mais assisto a esse filme, mais fico encantando com aspectos como a fotografia, que ficou a cargo de Dean Cundey, outro fera que mandou bem em filmes como De Volta Para o Futuro de 1985, O Parque dos Dinossauros de 1993 e Apollo 13 de 1995; a trilha sonora, totalmente fantasmagórica conduzida pelo nosso querido "Gennio Morricone", que dispensa qualquer apresentação, até acho que o John Carpenter pegou pouco dessa influência para fazer as trilhas de seus filmes posteriores. Dizem que ele ajudou a compor a score do filme, mas não aparece como creditado.
E outra, não me lembro do mestre Carpinteiro ter feito uma obra no nível dessa. Direção de mestre!!! Poucos filmes como Á Beira da Loucura de 1994, que acho um dos melhores dele, que engloba o universo de dois mestres do macabro: H. P. Lovecraft e Stephen King, ter chegado a um patamar tão incrivel quanto a este.
Vamos deixar de lado o filme Halloween feito em 1978, que aí já é outro assunto e nos concentrar nesse aqui!!!
Filmes como esse teriam que ficar enraizados na cultura cinematográfica para sempre, sem jamais cair no esquecimento, como outras obras do mesmo gênero feitas na mesma década.
Sempre que há alguma listagem dos melhores filmes de terror ou do gênero que o valha, lá está ele no meio de uma centena de outros filmes como obrigatórios a ser visto.
Não consigo entender como o filme pôde ter sido um fracasso de bilheteria para a época. Mesmo assim, com o passar dos anos atingiu o status de filme "cult".
Não ficarei aqui falando sobre a história do filme, pois todo mundo que se diz fã de filmes de terror e ficção ao menos sabem que é John Carpenter e sabem da importância que esse filme teve ao longo dos anos e que influenciou outra leva de diretores que viriam surgir posterioemente.
Somente grafo essas linhas, para lembrar a quem não assistiu, se é que existe algum ser humano na face da terra que ainda não viu essa belezura, esse puta filme!!
No Brasil esse filme foi lançado em DVD bem no começo do surgimento dessa mídia, lá no comecinho dos anos 2000, e depois, sem mais nem menos, ficou fora de catálogo em todos os sites de vendas. 
O DVD contava com vários extras, dentre eles um excelente documentário com 80 Minutos: O Enigma de Outro Mundo: O Terror Toma Forma, sem legendas em português, e o filme principal sem a dublagem clássica que era exibida  nas tardes do SBT. 
O Blu Ray aqui no Brasil não existe, somente no exterior, item de luxo lá fora, coisa que aqui dúvido que lançarão algum dia!!
Em 2011, houve uma Prequel, totalmente inferior ao resultado original.
Se quiserem ver algo de original, fujam dessa idiotice!!! Não conta nada de novo!!! Mais do mesmo!!!
Mas se quiserem ver o melhor filme da carreira do mestre John Carpenter, não hesitem!! Corram e assistam sem medo a essa obra maravilhosa do mestre. Deem preferência ao formato de raio azul que a sensação fica ainda melhor.

7 comentários:

Giovani disse...

Recomendo o jogo lançado em 2002 , para PC e Play 2 , que é uma espécie de continuação do filme .

Tony Sarkis disse...

Nossa que legal, desconhecia a existência desse jogo!! Obrigado Pela indicação e obrigado pelos comentários!!!

spektro 72 disse...

esse filme passou muitas vezes na REDE GLOBO sua ultima exibição foi na própria emissora em um Corujão em um sábado em 2006.
O SBT passou o filme no final da década de 90 no "Cinema em casa " de tarde mesmo eu gravei o filme tenho ate hoje a copia dele.
este filme foi lançado duas vezes em DVD um pela SONY VIDEO e outra pela UNIVERSAL VIDEO dona dos direitos já que o filme foi realizado por ela ,ambos os DVD'S em si estão fora de catalogo .
Ótimo post deste clássico do terror dos anos 80.

Tony Sarkis disse...

não me recordo desse filme ter passado na rede globo, mais vale pela curiosidade. É um filme que merecia ser lançado em Blu Ray aqui no Brasil em uma edição caprichada!!
Spektro, obrigado pelos comentários!!!

spektro 72 disse...

INFORMAÇÃO INUTIL OU UTIL COMO PREFERIR :este filme foi exibido pela primeira vez no " Festival de Inverno " em 1988 na Rede Globo depois foi exibido na mesma emissora muitas vezes ate que passou no SBT.Vamos sonhar se um dia o Blu Ray desta perola do terror sera lançado um dia neste pais ,quem sabe???
Abraço de Spektro 72

Bússola do Terror disse...

E pensar que esse filme já chegou a passar na Sessão da Tarde nos anos 80, né? Pois é! Eu cheguei a ver ele ali!
Naquela época era mais ou menos comum passar filmes de terror de tarde, cortando algumas cenas evidentemente (Um Lobisomem Americano em Londres, por exemplo, passou várias vezes de tarde no SBT). Mas hoje isso inexiste.

Tony Sarkis disse...

Spektro, informação mais que útil o que puder ser apurado acerca desse filme, melhor para quem busca maiores curiosidades!! Quanto ao Blu Ray desse filme, foi o que eu disse, acho meio difícil lançarem ele aqui no Brasil, uma vez que o público consumidor para esse tipo de gênero aqui é muito restrito!!
Amigo Bússola, esses tempos são mais que memoráveis, é uma época de ouro que nunca mais voltar!!
Obrigado pelos Comentários!!