quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Total Recall - A Visão de David Cronenberg


Imaginem como seria o filme O Vingador do Futuro se fosse dirigido por outro diretor!! Agora imaginem se esse diretor fosse ninguém menos que David Cronenberg!! Conseguiram imaginar?

Antes de Paul Verhoeven dirigir a adaptação de Philip K. Dick em 1990, o produtor Dino de Laurentis sondou David Cronenberg para dirigir a película. O projeto nunca veio a acontecer, pois a visão do diretor não batia com a de Dino de Laurentis.

Mas de qualquer forma, todos saímos ganhando, pois Cronenberg foi convidado para dirigir A Mosca, filme de 1986 e Paul Verhoeven acabou ficando a cargo da direção da adaptação.

Mas a pergunta que fica no ar é, e se tivéssemos a chance de ter visto a concepção idealizada por Cronenberg para o filme. No mínimo veríamos uma obra surreal, como a do filme Duna, concebido por Jodorowski anos antes e que nunca foi filmado.

O artista Ron Miller e sua esposa Judith Miller trabalhou com De Laurentis em um estúdio fora de Roma, e produziu alguns conceitos e esculturas sobre a direção do designer de produção Pierluigi Basile (Conan – O Bárbaro de 1982). 

Ron Miller divulgou algumas imagens, juntamente com sua esposa, concebidas com detalhes de como Cronenberg planejou adaptar a fonte do material de Philip K Dick, baseado no conto  “We Can Remember It For You Wholesale”.  








Em um artigo escrito por Miller, a visão concebida por Cronenberg diferia da visão da história original de Phillip K. Dick, sendo uma visão bem exagerada e muito diferente e que sua versão fosse filmada como uma sequência.

O que então diferencia a versão de Cronenberg da de Verhoeven? Segundo palavras de Miller:

“O que eventualmente viria a ser a Pirâmide, na versão de Verhoeven, a ideia inicial seria uma esfinge pré-histórica, escavada no deserto de Marte, e que Kuato teria mais tempo em tela, incluindo uma elaborada sequencia de sonho, onde ele se metamorfoseia em uma esfinge e depois em um tipo de vagina fosforescente. Cronenberg ainda incluiria algumas marcas de seus filmes anteriores, como agentes com armas escondidas dentro de seus corpos, mas absolutamente, de todas as ideias, a minha favorita de todas aquelas que criamos, foi ter camelos vindos da terra para transportar mercadorias pelos desertos marcianos. Isto poderia, é claro, acontecer, depois de a Terra passar por uma significativa transformação, mas não tanto, assim os camelos não precisariam usar mascaras respiratórias”
 


Nenhum comentário: